Guia da Chapada Diamantina
Home Como Chegar Contato Anuncie conosco
menu

www.guiadachapadadiamantina.com.br

Andarai / Igatu

ANDARAÍ

No centro da cidade, os prédios são do século XIX. O principal rio que banha o município é o Paraguaçu, um dos raros cursos d’água permanentes do Nordeste, que responde por 60% do abastecimento da capital baiana.

Situada na região central do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Andaraí oferece fácil acesso para diversos atrativos naturais da região, como o Poço Encantado, o pantanal Marimbus e a Gruta da Paixão. As piscinas do Rio Coisa Boa, a Cachoeira do Ramalho, a Lapa do Bode, as cachoeiras do Rio Garapa, os poços da Donana e da Paraíba são alguns dos pontos turísticos locais, ao lado das famosas praias do Paraguaçu.

IGATU

Nos tempos áureos do garimpo, a antiga vila Xique-Xique de Igatu, hoje distrito de Andaraí, era um dos locais mais povoados da região, com cerca de nove mil habitantes. Igatu viveu o apogeu e a decadência da exploração de minérios, deixando os sinais de sua história estampados na arquitetura e no estilo de vida dos moradores. Chegou a possuir cinema, loja de produtos importados e uma usina de energia elétrica. Também foi um dos maiores produtores mundiais de carbonado, atendendo à demanda das construções do Canal de Panamá, Metrô de Londres e os túneis que cortam os Alpes europeus. Já a sua produção diamantífera, esteve mais voltada para a indústria de joalheria.

As ruínas das casas de pedra do distrito integram um Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O lugar ainda dispõe de um Parque Urbano de Preservação Ambiental, Histórica e Lazer, criado em 2007 para proteger as ruínas do bairro Luís dos Santos e as áreas internas dos afloramentos rochosos da Manga do Céu, situados entre o antigo garimpo do Verruga e a parte norte da subida da Barriguda. É nas ruínas que está o principal aquífero do distrito e representantes típicos da flora, por isso é um dos espaços de maior beleza cênica de Igatu.

O museu a céu aberto intitulado “Galeria Arte e Memória” se soma a esse rico acervo, ao guardar utensílios do garimpo e sediar exposições temporárias de artistas plásticos renomados. Com seis cachoeiras ao seu redor, Igatu também é um dos destinos preferidos para quem curte escalada e boulder. A festa de São João, de São Sebastião e o Festival de Igatu são destaques no calendário de eventos.

 

 


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0