No sul da Chapada Diamantina, Rio de Contas é considerada uma das mais antigas cidades planejadas do país e a mais antiga da região. Possui um dos três conjuntos arquitetônicos coloniais mais importantes e belos da Bahia, dos quais fazem parte o Teatro São Carlos e as igrejas do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora de Sant’Ana. As suas casas e ruas de pedras são muito bem conservadas e passam um clima de aconchego e tranquilidade.
A cidade já foi rota do ouro, através da Estrada Real. A beleza de suas ruas serviu de cenário ao filme Abril Despedaçado (2001), do cineasta Walter Salles. Com diversos atrativos naturais em seu entorno, o município possui os picos mais altos do Nordeste.
Dentre as singularidades da cidade estão o tradicional carnaval de máscaras e os vilarejos quilombolas e de descendência portuguesa. Os grupos quilombolas são conhecidos como comunidades de Barra e Bananal. Eles sobrevivem da agricultura, do artesanato e da pesca e conservam a cultura de seus ancestrais de raízes africanas. Já a comunidade de Mato Grosso foi fundada por portugueses, e do lugar se extraiu muito ouro na época do garimpo.